Pular para o conteúdo

Por que meditação e espiritualidade são difíceis

Meditation is a lifetime practice

 

Shankar Ramani

A meditação é uma prática vitalícia

Os anúncios mais cativantes da meditação tentam simplificar para que você possa aprender em alguns minutos e alcançar o Nirvana logo depois. E provavelmente resolva todos os problemas em sua vida na próxima hora depois disso. E aqueles que desejam ganhar dinheiro vendendo espiritualidade e meditação dizem que ambos são muito facilmente alcançáveis. No entanto, você deve pagar por muitas sessões e aulas por muito tempo para obter os benefícios. Eles também dizem que a meditação só pode ser alcançada com um de seus professores. A ironia é mais do que evidente.

Aqui no Sahaja Online, gostamos de estar direto com você. A meditação é desafiadora para dominar. A espiritualidade é ainda mais complexa, e leva uma vida inteira para mergulhar nela.

Vamos explorar o porquê e ver o que é preciso para tirar o máximo proveito da meditação e da espiritualidade.

 

Verdades e conceitos errôneos sobre meditação e espiritualidade

A primeira verdade é que aprender sobre espiritualidade é diferente de ser espiritual. A maioria das pessoas passa a vida fazendo a primeira. O último é muito mais difícil e o objetivo e o teste reais de nossas vidas.

Da mesma forma, a meditação é um estado. Talvez a primeira razão pela qual as pessoas achem isso tão difícil é porque tentam “fazer” ou “praticar” meditação. Não podemos. Só podemos cair nesse estado precioso de consciência superior e tentar estar lá o máximo que pudermos.

Nem a meditação nem a espiritualidade podem ser alcançadas cognitivamente. Isso significa que, não importa o quanto você leia, aprenda e tente praticá -los mentalmente, você nunca pode experimentar a essência deles.

Estados espirituais e meditativos são baseados em um plano mais alto de consciência; Nossa atenção precisa subir, tocar e estar nesses estados pelo maior tempo possível.

Esse estado superior é inteiramente espiritual, onde pensamentos, análises e qualquer atividade cognitiva não podem existir. No entanto, ainda temos nossos poderes completos de cognição nesse estado superior. Estamos completamente cientes de nós mesmos e estamos tão alertas quanto podemos estar quando nesse estado.

Ser religioso não é o mesmo que ser espiritual. A religião é um caminho e uma jornada que leva ao destino final, a espiritualidade. A incapacidade de entender essa nuance é outra razão pela qual muitas pessoas se perdem. Eles são intensamente religiosos e assumem ou tentam absorver mentalmente o bom comportamento que ressoa com a espiritualidade. Mas isso ainda não está sendo espiritual.

Nosso espírito está sempre buscando o divino e quer se unir com ele. Portanto, esse poder de procurar nos leva a procurar maneiras de alcançar um propósito maior ao longo de nossa vida.

Esse estado superior não pode ser aprendido cognitivamente, entendido ou imaginado. Só pode ser experimentado. Aqui, novamente, podemos cair na armadilha de assumir uma experiência emocionante como uma experiência espiritual.

As melhores maneiras de entender se alcançamos um estado genuíno da meditação na forma de maior consciência são –

  • Ele tem que impactar nosso comportamento de forma positiva e automática, quase sem esforço.
  • O sentimento de paz e calma é diferente de qualquer outra coisa.
  • A necessidade e a tendência a reagir são drasticamente reduzidas e gostamos de testemunhar mais do que reagir.
  • A relatividade da verdade dá lugar à realização da verdade absoluta na vida; Não há mais dicotomia. Tudo parece completamente integrado.

Maneiras de alcançar o estado de meditação

O primeiro passo é encontrar o gatilho para voltar nossa atenção para esse estado. Isso acontece através do despertar da energia da Kundalini. Esse despertar e o sustento da meditação no plano mais alto da consciência é o foco principal da meditação de Sahaja.

Alguns outros aspectos importantes permitem que o estado da meditação seja alcançado com relativa facilidade.

Humildade e rendição

Permitimos que a energia da Kundalini suba mais rápido quando se rende completamente ao divino. A verdadeira meditação, portanto, é mais fácil quando fazemos muito menos e, em vez disso, nos rendemos.

Remova os obstáculos para alcançar esse estado.

Em vez de se esforçar para alcançar esse estado de meditação, uma maneira melhor é manter nossos chakras claros e tornar mais fácil para a energia da Kundalini subir sem encontrar obstáculos. Isso nos ajuda a alcançar esse estado mais alto mais rápido e o sustenta por muito mais tempo.

Permita que ele se manifeste e seja a testemunha.

Todas as outras meditações envolvem algum esforço conjunto, como concentração, foco ou normalmente fazendo algo ou executando algum passo. Raramente as pessoas dizem que você deve permitir que ele se manifeste naturalmente e seja uma mera testemunha. Com o Sahaja, isso é fundamental. Abaixamos o caminho para a energia da Kundalini subir, nos levantar para esse estado superior e não fazemos nada além de observar. Tudo o que fazemos nesse ponto pode causar que nossa atenção caia para o nível mais baixo de consciência e longe do estado da meditação; É tão sutil.

Maneiras de se tornar espiritual

Ser espiritual significa que começamos a exibir as características de nosso ser ou espírito espiritual interior. Podemos entender isso melhor conhecendo as qualidades de nosso espírito.

Nosso espírito é sempre alegre e desapegado.

É cheio de amor, compaixão e perdão.

É infinitamente inocente, criativo e contente.

Sempre quer se unir ao divino.

Portanto, a espiritualidade e a vida espiritual só acontecem se começarmos a se comportarmos espontaneamente e sem esforço como nosso espírito. E isso, por sua vez, começa a acontecer cada vez mais à medida que tocamos e estamos nesse estado superior de verdadeira meditação como uma testemunha pura.

Na Sahaja Online, nosso objetivo é iluminar todas as verdades que podem ajudá -lo a alcançar meditação e espiritualidade. Todas essas verdades existem há milhares de anos, apenas que a sofisticação da civilização humana afetou nossa atenção e nos levou a longe delas. Na essência deles, eles são muito profundos, mas diretos.

Ao participar de nossas sessões, você poderá progredir gradualmente para alcançar o estado da meditação e tornar sua vida mais rica espiritualmente. Meditação e espiritualidade são difíceis, mas podemos ajudá -lo a chegar lá.

 

 

Deixe um comentário